top of page

Varizes na gravidez: saiba como prevenir este problema!

Atualizado: 18 de abr. de 2020


Como prevenir as varizes na gravidez?

Um dos principais fatores que causam varizes é a gravidez. E grande parte das gestantes sofrem com este problema. Mas o que a ciência diz sobre o que causa as varizes e como preveni-las?

Os estudos científicos apontam que entre 20 e 40% das gestantes tem varizes nas pernas e mais de 80% vão ter inchaço nas pernas em algum momento da gestação. Não se sabe ainda ao certo se a gravidez sozinha pode causar as varizes ou se ela só desencadeia a formação de vasos varicosos em quem tem alguma predisposição genética.


Causas do aparecimento das varizes na gravidez


Existem várias teorias que explicam o aparecimento e a piora das varizes na gestante e conhecer a causa do problema é importante para entendermos como podemos evitá-lo.

As varizes começam a surgir na gestante já nos dois ou três primeiros meses da gravidez. Isso ocorre devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher, como aumento dos níveis de estrógeno e progesterona. Um estudo realizado em 1999 encontrou receptores para esses hormônios na parede da veia safena, o que pode indicar que estes hormônios podem ter relação com alterações na sua parede (leia mais aqui). Além disso, ocorre o aumento da quantidade de sangue no organismo, o que também contribui para aumentar a pressão dentro das veias das pernas.

O crescimento do útero causa compressão da veia cava e aumento das varizes

Com o passar da gestação, o bebê cresce e o útero vai aumentando gradativamente. O útero aumentado comprime a veia cava, a maior veia do corpo humano, que é responsável por carregar o sangue das pernas de volta para o coração. Assim, o sangue tem dificuldade de passar, causando inchaço e o aumento das varizes. Falei um pouco sobre isso no post "Por que eu tenho varizes?". Por causa disso que os obstetras aconselham as gestantes a deitarem sempre do lado esquerdo: a veia cava passa do lado direito do corpo e quando a gestante deita do lado esquerdo ela desvia o peso do útero para o lado oposto da veia.


Entretanto, a maior causa de aparecimento de varizes, tanto na gestação quanto fora dela, é a genética. Quem tem pai e mãe com varizes tem uma chance de 90% de sofrer com o problema. Já as mulheres que têm apenas um dos pais com varizes, a chance cai para 62% (isso foi publicado neste estudo aqui).


Existe algum tratamento para os sintomas das varizes na gravidez?


As principais recomendações para quem tem varizes é repouso com as pernas para cima e uso de meias elásticas. Nenhum medicamento utilizado para amenizar os sintomas das varizes é recomendado devido à falta de estudos científicos que comprovem que seu uso é seguro na gravidez. Isso vale inclusive para os medicamento fitoterápicos a base de rutina ou ginko biloba.


O uso de meias elásticas na gestação também é um assunto controverso. Poucos estudos foram realizados para testar a eficiência da meia em diminuir os sintomas das varizes nas gestantes. Um estudo realizado em 1986, (muita gente por aqui ainda não tinha nascido...) feito com 35 mulheres, não mostrou diferença entre o uso da meia e o repouso somente. Já um estudo mais recente (de 2003) realizado com 55 mulheres, mostrou que a meia é eficaz para diminuir o inchaço causado pelas varizes. Saiba mais clicando neste link.


O descanso com as pernas para cima também é recomendado para diminuir os sintomas das varizes, como inchaço, dor e sensação de peso nas pernas. Alguns minutos já são suficientes para deixar as pernas mais descansadas! Quanto mais vezes por dia a gestante puder realizar estes pequenos descansos melhor!



Qual a compressão da meia elástica que deve ser utilizada durante a gestação?


Outro assunto polêmico. Poucos estudos científicos comprovam a relação entre o grau de compressão e a melhora dos sintomas para grávidas. Os cirurgiões vasculares e angiologistas acabam utilizando o mesmo conceito usado para as mulheres não grávidas.


Quem não tem varizes deve usar meia elástica de suave compressão (ou 15 a 20 mmHg). Já quem tem varizes, precisa usar uma compressão maior: 20-30 mmHg ou média compressão. As meias de média compressão de boa qualidade só são vendidas com receita médica. Ou seja: é imprescindível que a gestante com varizes seja avaliada por um especialista!


Lembrando que as meias elástica devem ser utilizadas desde a hora que a pessoa acorda (quando as pernas estão totalmente sem inchaço!) até a hora de dormir. Não precisa dormir com a meia!

O uso da meia elástica pela gestante ajuda a evitar o inchaço e as dores nas pernas

Eu tenho varizes e estou grávida: posso operar?


A resposta é curta e grossa: NÃO. Por um motivo muito simples: as varizes, apesar de incomodar bastante, não são uma doença grave e nem atrapalham a gestação. Portanto, dá para aguardar o término da gestação e planejar o tratamento direitinho. Lembrando que, na maioria das vezes, a cirurgia para varizes envolve tomar anestesia e medicamentos para dor no pós operatório, o que não é recomendado para quem está esperando bebê.


Varizes pélvicas e vulvares : quando o problema vai além das pernas...


Em algumas mulheres, os mecanismos que levam a formação das varizes não acometem somente as veias das pernas. As veias da região pélvica também são afetadas pelos hormônios e pela pressão exercida pelo útero aumentado. Isso leva a formação de varizes na vulva e na região da pelve.

As varizes vulvares geralmente não atrapalham o parto normal, exceto se forem excessivamente aumentadas.

Geralmente esse tipo de varizes regride após o término da gestação. Se elas não regredirem, a mulher precisa procurar um cirurgião vascular para pesquisar outras causas que levam ao seu aparecimento (que na maioria das vezes exige cirurgias complexas).


As varizes podem melhorar após a gravidez?


Sim, muitas vezes as varizes melhoram ou ate desaparecem após a gestação! Mais um motivo para pensar em tratar o problema somente após o nascimento do bebê. Cerca de três meses após o parto já é seguro realizar a cirurgia para o tratamento de varizes. Se a mulher ainda está amamentando, o ideal é aguardar essa fase terminar, já que muitos medicamentos utilizados na anestesia e para dor não são recomendados para lactantes.


Resumindo:


Para tentar prevenir as varizes na gestação e melhorar seus sintomas as dicas são:


- Uso de meia elástica durante todo o dia

- Descanso com as pernas para cima alguns minutos por dia

- Deitar sempre do lado esquerdo a partir da metade da gravidez em diante

- Evitar ganho de peso excessivo

- Procurar um cirurgião vascular ao término da gravidez para planejar o tratamento das varizes


_________________________________

Sobre a autora

Dra. Juliana Puggina é médica cirurgiã vascular e escreve artigos informativos no blog 'Pernas pra que te quero'. Formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Cirurgia Vascular pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology. Atende em São Paulo/SP.


Agende uma Consulta!

Rua Oscar Freire 2250 cj 101 e 102 -Jd. América - São Paulo/SP

Telefone 11 4118 0164

Whatsapp 11 99717 0557

962 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Agende uma consulta com a gente!

11 4118 0164

11 99717 0557
instituto circular oscar office.jpg

Unidade Oscar Freire

Rua Oscar Freire, 2250 - conj. 101

Jardim América - São Paulo / SP​​

a 100 metros do metrô Sumaré (linha verde)

​​

Estacionamento com manobrista no local

OPTDOC-8-1-p204eh6dr06lnpn6yfxrzmqgv2j16jx3vuqz7428zs.jpeg

Unidade Ibirapuera

Avenida República do Líbano, 1673

Vl. Nova Conceição - São Paulo / SP​​

ao lado do Parque do Ibirapuera

​​

Estacionamento com manobrista no local

009.png
bottom of page