Por que eu tenho varizes?

Atualizado: Abr 19


Quase todos os dias pacientes fazem esta pergunta para mim no consultório: Doutora, por que eu tenho varizes? Esta pergunta não é fácil de responder e envolve um monte de aspectos. Este post vai falar sobre as causas desse problema.

Em primeiro lugar, para entender porque temos varizes, a gente tem que entender o que são as varizes.

Varizes são veias superficiais dilatadas, geralmente nas pernas, que perderam a capacidade de jogar o sangue de volta para o coração com eficiência.

Veja só: as veias têm que fazer um trabalho duro! Elas têm que devolver o sangue para o coração lá em cima, contra a força da gravidade. Para isso, elas têm um monte de válvulas dentro delas que ajudam o sangue a andar somente em uma direção, ou seja, ele só consegue subir.

É justamente aí que mora o problema. Quando as válvulas estão com problema, o sangue consegue andar em ambas as direções e, por causa da força da gravidade, sua tendência é descer, ficando acumulado dentro das veias. Daí as veias crescem. E isso é um ciclo vicioso: quanto mais as veias crescem, mais as válvulas se danificam, mais o sangue desce e se acumula, mais pressão ele exerce na parede da veia.... e assim vai.

Mas ai você vai me perguntar: por que as minhas veias tem problemas nas válvulas? O principal fator de risco infelizmente não podemos mudar: a genética. Um estudo com 402 pessoas mostrou que o risco de ter varizes é de 90% quando ambos os pais são afetados pelo problema. Quando apenas um dos pais é afetado, o risco é de 25% para os homens e de 62% para as mulheres. (para saber mais clique aqui!)

Outra coisa que podemos perceber nesse estudo: mulherada este problema é basicamente nosso! Isso mesmo queridinhas: um outro estudo mostra que mais de 50% das mulheres brasileiras sofrem deste problema!!! (saiba mais) Não que os homens não tenham varizes... o mesmo estudo mostrou que 37% dos homens tem algum grau de insuficiência das veias.


Já ter tido trombose venosa profunda (TVP) é uma grande causa de varizes também. A TVP é uma doença que atinge as veias profundas da perna, que passam pelo meio da musculatura, e são responsáveis pela maior parte do sangue que sobe de volta para o coração vindo dos pés. Na TVP essas veias estão entupidas por coágulos de sangue. Sendo assim, o sangue não consegue passar pelo sistema profundo e então é desviado para o sistema venoso superficial, que fica sobrecarregado. E toda vez que as veias do sistema superficial ficam dilatadas damos o nome de.... varizes. Esse desvio é feito pelas veias perfurantes, que ligam o sistema venoso profundo e superficial, como mostra a figura abaixo.



Outro fator de risco importante é o ortostatismo! Tradução: Ficar em pé ou sentado(a) muito tempo. Principalmente se você fica em pé e parado ou sentadão na frente do computador o dia todo. Um dos mecanismos que auxilia as válvulas das veias a mandar o sangue para cima é a chamada Bomba Muscular da Panturrilha. Como assim????

É o seguinte: conforme você anda a sua musculatura pressiona as suas veias e espreme o sangue, que só consegue ir para cima por causa das válvulas.


Outro fator de risco que ajuda a causar as varizes que você já deve ter imaginado depois dessa explicação, advinha? Sedentarismo. Se você não mexe as pernas, consequentemente o sangue tem dificuldade de subir. Simples assim.

Último fator de risco para acabar: aumento da pressão intra abdominal. Ou seja, motivo pelo qual as varizes são mais comuns em obesos e grávidas. Mas por que isso??? Porque o aumento da pressão dentro da barriga comprime a veia cava, uma veia grande que leva o sangue das pernas para o coração. Ou seja, causa um congestionamento por ali e o sangue fica parado nas pernas.

Por que eu tenho varizes? Resumo: tendência genética, ser do sexo feminino, ter tido trombose, ficar muito em pé ou sentado, não fazer exercício físico, estar acima do peso e estar ou ter ficado grávida!

Existem outros fatores de risco, mas estes são os principais. Espero que tenha ajudado! Se vocês ainda tiverem dúvidas, comentem este post ou me escrevam no falem conosco!

Até mais!


___________________________________


Sobre a autora


Dra. Juliana Puggina é médica cirurgiã vascular e escreve artigos informativos no blog 'Pernas pra que te quero'. Formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Cirurgia Vascular pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology. Atende em São Paulo/SP Agende uma Consulta!

Rua Oscar Freire 2250 cj 101 e 102 -Jd. América - São Paulo/SP

Telefone 11 4118 0164

Whatsapp 11 99717 0557

Agende Online

INSTITUTO CIRCULAR

Para Pacientes

Para Médicos e Profissionais de Saúde

Institucional

As informações contidas nesse site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Contato

Tel: 11 4118 0164

Whatsapp: 11 99717 0557

contato@institutocircular.com.br

Rua Oscar Freire 2250 cj 101

Jardim América - São Paulo/SP

CEP: 05409-011

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta 09 às 21h

Responsável Técnico

Dra. Juliana Puggina

CRM -SP 134.963 - RQE 48.682

Siga o Instituto Circular nas Redes Sociais

  • Instagram Instituto Circular
  • Canal do Instituto Circular YouTube
  • Fanpage Facebook Instituto Circular
  • LinkedIn do Instituto Circular
  • Twitter do Instituto Circular

©2019 por Instituto Circular - Puggina Serviços Médicos LTDA CNPJ 18.613.012/0001-57 - Todos os Direitos Reservados