top of page

O outono e o inverno são as melhores épocas para tratar as varizes e os vasinhos?

Atualizado: 18 de abr. de 2020

Com a chegada das estações mais frias do ano, aposentamos os shorts e as mini-saias e entram em cena as calças, vestidos e saias longas e pesadas. Nesse período, em que as pernas ficam escondidas, muitas vezes acabamos esquecendo de prestar atenção naqueles pequenos detalhes que incomodam tanto: os vasinhos e as varizes. Justamente por conta das pernas ficarem escondidas, essa época do ano é ideal para o tratamento desse problema. Aproveitando o friozinho dessa semana, escrevi um pouco sobre os mitos e verdades relacionados ao tratamento de varizes e vasinhos nessa época do ano.


o outono e o inverno são as melhores épocas para tratar as varizes e os vasinhos

É verdade que o outono e o inverno são as melhores épocas para tratar as varizes e os vasinhos?


VERDADE No outono e no inverno a exposição das pernas é muito menor o que evitar a exposição aos raios solares, que é prejudicial à recuperação da pele após as aplicações para vasinhos e para as pequenas cicatrizes após a cirurgia para varizes. Além disso, durante o período de recuperação após os procedimentos, a pele da perna pode apresentar manchas roxas e outras alterações desagradáveis temporariamente. Com o frio, as pernas estarão necessariamente cobertas e protegidas durante a recuperação. E ainda, quando o tratamento exige que as meias elásticas de compressão sejam utilizadas, seu uso também é mais confortável na época mais fria.


É verdade que a exposição ao sol depois de ter realizado uma cirurgia de varizes e ter cicatrizes recentes pode deixar essas pequenas cicatrizes escurecidas?


VERDADE Um estudo publicado por pesquisadores da Dinamarca em 2007 que comparou a pigmentação das cicatrizes de pessoas que foram expostas aos raios ultravioleta e pessoas que não sofreram esta exposição mostrou que a cicatrizes expostas eram significativamente mais pigmentadas do que as não expostas, em outras palavras, tomar sol em cima de uma cicatriz recente deixa a cicatriza mais escura e evidente!


É verdade que o frio facilita a cicatrização após a cirurgia de varizes?


MITO A temperatura ambiente não influencia a cicatrização e nem a recuperação após a cirurgia de varizes. O tempo de repouso e uso de meia elástica é o mesmo em qualquer época do ano.


É verdade que após a aplicação (escleroterapia) ou laser para vasinhos não devemos expor as pernas ao sol?


CONTROVERSO Não há nenhum trabalho científico que estudou especificamente o resultado da exposição da pele humana ao sol após o tratamento dos vasinhos comparando com a não exposição. Sendo assim, não é possível afirmar que o sol prejudica ou não o resultado estético do tratamento. Porém, por conta de resultados de estudos que mostraram maior pigmentação e tendência a manchas em peles que foram expostas ao sol logo após tratamento com outros tipos de laser, orientamos evitar a exposição nos primeiros dias após a sessão.


É verdade que a pessoa que está bronzeada deve evitar fazer tratamento para vasinhos com laser?


VERDADE A luz do laser que utilizamos no tratamento dos vasinhos (Nd:YAG 1064 nm) é mais absorvida pelo pigmento vermelho do sangue (hemoglobina) do que pelo pigmento que dá cor à pele (melanina). Porém, quando a melanina está em grande quantidade ela pode absorver uma parte dessa luz, levando a aumento de temperatura e queimaduras da pele. Portanto, peles bronzeadas, morenas e negras têm maior propensão a complicações como essas no tratamento com laser. Nesses casos geralmente o médico precisa usar uma potência menor na máquina de laser ou até contra indicar o procedimento.


É verdade que não se deve realizar a cirurgia de varizes no verão?


MITO Não há impedimento para realizar a cirurgia de varizes em nenhuma estação do ano. Porém, a exposição ao sol não é recomendada nos primeiros meses após o procedimento para evitar o escurecimento das cicatrizes e deixa-las menos perceptíveis. Sendo assim, fica mais difícil ser operado na época do verão pois não será possível utilizar shorts, bermudas e saias, muito menos ir á praia e piscina ou realizar outras atividades que exijam a exposição das pernas aos raios de sol após a cirurgia. Além disso, o tempo quente torna desconfortável o uso da meia elástica de compressão após o procedimento cirúrgico.


Trate suas varizes no inverno para ficar com as pernas lindas para mostrar no verão

Por tudo isso, vale a pena tratar as varizes e os vasinhos durante o frio, porque, quando o próximo verão chegar, suas pernas estarão prontas para serem exibidas e admiradas! Procure um cirurgião vascular da sua confiança e inicie o quanto antes o tratamento!


_____________________________________

Sobre a autora


Dra. Juliana Puggina é médica cirurgiã vascular e escreve artigos informativos no blog 'Pernas pra que te quero'. Formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology.


Agende uma Consulta!

Rua Oscar Freire 2250 cj 101 e 102 -Jd. América - São Paulo/SP

Telefone 11 4118 0164 Whatsapp 11 99717 0557

552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Agende uma consulta com a gente!

11 4118 0164

11 99717 0557
instituto circular oscar office.jpg

Unidade Oscar Freire

Rua Oscar Freire, 2250 - conj. 101

Jardim América - São Paulo / SP​​

a 100 metros do metrô Sumaré (linha verde)

​​

Estacionamento com manobrista no local

OPTDOC-8-1-p204eh6dr06lnpn6yfxrzmqgv2j16jx3vuqz7428zs.jpeg

Unidade Ibirapuera

Avenida República do Líbano, 1673

Vl. Nova Conceição - São Paulo / SP​​

ao lado do Parque do Ibirapuera

​​

Estacionamento com manobrista no local

009.png
bottom of page