top of page

Como é feita a cirurgia de varizes nas pernas? Passo a passo

Atualizado: 18 de abr. de 2020


Saiba como é feita a cirurgia de varizes

A cirurgia para retirada de varizes nas pernas é realizada desde o início do século passado e ao longo dos anos a técnica foi aprimorada e, neste artigo, vou detalhar os passos da cirurgia como ela é realizada nos dias de hoje.


Preparação para cirurgia de varizes nas pernas


A avaliação pré operatória é importante para a cirurgia de varizes

Após a indicação da cirurgia, o médico Cirurgião Vascular irá solicitar exames pré operatórios, de acordo com sua idade e condição de saúde. Pode também ser necessária a avaliação de um médico cardiologista para avaliação do risco cirúrgico em alguns casos. Isso somente precisa ser realizado quando a pessoa a ser operada tem algum problema de saúde mais sério.


Se estiver tudo bem e a pessoa estiver apta para a cirurgia, a cirurgia é agendada. Ela deve ser realizada em um hospital ou clínica que tenha estrutura suficiente para cuidar do paciente se, por acaso, alguma complicação acontecer.


Realidade aumentada mostrando varizes nutridoras de uma conjunto de vasinhos
Realidade aumentada mostrando varizes nutridoras de uma conjunto de vasinhos

Geralmente, a pessoa é internada no mesmo dia da cirurgia e, o tempo que ela vai permanecer internada depende do tamanho da cirurgia e da anestesia que precisará ser realizada. Pode variar de alta no mesmo dia da cirurgia, nas cirurgias menores realizadas com anestesia local, até alguns dias, quando ocorre alguma complicação.


Antes da cirurgia, o médico irá realizar a marcação das varizes com uma caneta hidrográfica com a pessoa em pé, porque assim as varizes se tornam mais aparentes e diminui a possibilidade de alguma veia não ser retirada na cirurgia. Alguns médicos utilizam aparelhos de iluminação, realidade aumentada e até ultrassom para marcar as varizes antes da cirurgia. Essa prática aumenta ainda mais o sucesso da cirurgia. 



Anestesia para cirurgia de varizes nas pernas

 

Quando a cirurgia envolve a retirada de apenas algumas veias colaterais e as safenas não precisam ser retiradas, ou quando é realizada a ablação da veia safena com laser ou com radiofrequência, a anestesia pode ser local. Neste caso, é realizada uma injeção de anestésico no local onde será feito cada pequeno corte na perna para a retirada da veia.


A raquianestesia é uma das possibilidades de anestesia para a cirurgia de varizes

Já quando existem várias veias para serem extirpadas ou quando é necessário realizar a safenectomia (retirada da veia safena), a anestesia precisa ser a anestesia raquidiana (aquela feita nas costas, como aquela que é realizada no parto) ou a anestesia geral


Depois da anestesia, o médico irá realizar a anti-sepsia e começar a cirurgia.


 A cirurgia para varizes nas pernas passo-a-passo


Se a veia safena não estiver doente, a cirurgia de retirada das varizes vai consistir na realização de incisões bem pequenas, de 1 a 2 mm, próximo às marcações das varizes. Através dessas incisões, o cirurgião irá puxar a veia com um instrumento parecido com uma agulha de crochê. 


Depois de "pescar" a veia, ele irá puxá-la com delicadeza usando uma pinça, tentando retirar toda a veia sem quebrá-la. Uma a uma, as veias são retiradas. A maioria das vezes a cirurgia termina após a retirada de todas as veias.


A ressecção de varizes colaterais é feita com microincisões na pele

Mas, alguma vezes, é necessário retirar a veia safena magna ou a veia safena parva, o que chamamos, em termos médicos, de safenectomia. Vou detalhar a técnica convencional de retirada da veia safena magna, por ser mais comum, porém, hoje em dia, os procedimentos menos invasivos como a termoablação com laser ou com radiofrequência estão substituindo a safenectomia.


A retirada da safena começa com um corte na pele da virilha. Através da dissecção da gordura que há embaixo da pele, o cirurgião acha a veia safena. 


Neste momento, o médico precisará separar a veia safena da veia femoral, desconectando os sistemas venosos profundo e superficial (expliquei mais detalhes sobre os sistemas venoso profundo e superficial no post 'Salto alto causa varizes?'). Nesse passo, é importante que o cirurgião amarre bem o pedacinho da veia safena remanescente, para que não haja um sangramento.


A etapa seguinte consiste em encontrar a veia safena próximo do pé. A veia passa exatamente à frente do ossinho do tornozelo (maléolo). É feito um pequeno corte no local e a veia é logo encontrada. Em seguida, através de uma abertura na veia, é passado um fio grosso e comprido, feito de plástico ou metal, chamado fleboextrator. Ele é passado através de toda a veia, alcançando a região da virilha.


A veia safena é retirada com um aparelho que chama-se fleboextrator, que pode ser de metal ou plástico
Fleboextrator para veia safena

Após sua passagem, o fleboextrator é amarrado firmemente na veia e puxado com força para uma das direções, literalmente arrancando a veia de dentro da perna. Após a retirada da veia, é feita uma compressão no local por onde a veia passava para evitar o acúmulo de sangue. Essa compressão é feita por alguns minutos. A retirada da veia é sempre a ultima coisa a ser feita na cirurgia, antes de realizar o fechamento da pele e o curativo compressivo por conta da necessidade de compressão do local.


O fechamento das incisões é feito com pontos nas camadas de gordura e na pele.


O fleboextrator é passado por dentro de toda a veia safena e depois tracionado, retirando a veia.
Passagem do fleboextrator pela veia safena

Hoje existem métodos menos invasivos e igualmente eficazes para o tratamento da veia safena, que não necessitam de cortes e nem da retirada da veia. A termoablação da veia safena com laser ou com radiofrequência é um procedimento realizado através de uma punção com uma agulha e passagem de um fino cateter no interior da veia, tudo guiado pela imagem do ultrassom. Esse cateter será responsável por emitir luz (no caso do laser) ou ondas de rádio (no caso da radiofrequência) no interior da veia, o que irá aumentar a temperatura e queimar sua camada interna. Sendo assim, ao invés de retirarmos toda a veia, como é realizado na cirurgia convencional, cauterizamos a veia por dentro, levando ao seu fechamento. A veia ficará dentro do corpo fechada, como se fosse uma cicatriz e o sangue não irá mais passar por dentro dela.


Punção da veia safena para ablação com laser
Punção da veia safena guiada por ultrassom
Passagem do cateter no interior da veia para ablação com laser

Curativo da cirurgia de varizes nas pernas


O curativo da cirurgia de varizes é feito com pequenos pedaços de fita adesiva que fecham os orifícios de retirada das veias colaterais. Além disso, é realizado o enfaxaimento das pernas para evitar o sangramento pelos orifícios e principalmente, o acúmulo de sangue por baixo da pele formando hematomas. Esse enfaixamento pode ser substituído por meias elásticas de alta compressão, dependendo da preferência do seu Cirurgião Vascular. O curativo é mantido pelo menos durante o dia da cirurgia, mas geralmente é retirado apenas no dia seguinte.


Pós operatório da cirurgia de varizes nas pernas


A pessoa que faz cirurgia de varizes recebe nos dias subseqüentes à cirurgia medicamentos para dor e às vezes anti-inflamatórios. Também é recomendado repouso com as pernas para cima, com retorno gradual à caminhada, de acordo com as orientações do médico que realizou a cirurgia. 


Alguns médicos também indicam a utilização de meias elásticas de compressão. É muito importante que a pessoa siga as recomendações do seu cirurgião porque cada caso é um caso e para cada caso há uma recomendação.


Muitos convênios e o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobrem as técnicas mais recentes e é por isso que a cirurgia tradicional ainda é muito realizada no nosso país. 


Gostaria ainda de ressaltar que existem médicos que utilizam formas diferentes das descritas neste artigo para retirada das veias (essa que foi descrita não é a única que existe!). É muito importante que você converse com seu médico sobre cada detalhe da cirurgia antes de ser operado e tire todas as suas dúvidas. 


Em caso de dúvidas me escrevam! Terei prazer em respondê-las!


___________________________________

Sobre a autora

Dra. Juliana Puggina é médica cirurgiã vascular e escreve artigos informativos no blog 'Pernas pra que te quero'. Formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com residência médica em Cirurgia Vascular pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of Phlebology. Atende em São Paulo/SP.


Agende uma Consulta!

Rua Oscar Freire 2250 cj 101 e 102 -Jd. América - São Paulo/SP

Telefone 11 4118 0164

Whatsapp 11 99717 0557

17.689 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Agende uma consulta com a gente!

11 4118 0164

11 99717 0557
instituto circular oscar office.jpg

Unidade Oscar Freire

Rua Oscar Freire, 2250 - conj. 101

Jardim América - São Paulo / SP​​

a 100 metros do metrô Sumaré (linha verde)

​​

Estacionamento com manobrista no local

OPTDOC-8-1-p204eh6dr06lnpn6yfxrzmqgv2j16jx3vuqz7428zs.jpeg

Unidade Ibirapuera

Avenida República do Líbano, 1673

Vl. Nova Conceição - São Paulo / SP​​

ao lado do Parque do Ibirapuera

​​

Estacionamento com manobrista no local

009.png
bottom of page