top of page

Tratamento 

das

Varizes

varizes_sem_cirurgia.jpg

Suas varizes te incomodam?

Muitos acham que o principal problema das varizes, aquelas veias aparentes logo abaixo da pele, é o desconforto estético. Mas, apesar de este realmente ser um problema importante, especialmente para as mulheres, as varizes também podem levar a uma série de sintomas e complicações que atrapalham muito nossa qualidade de vida, como dores, cãimbras, inchaço, manchas escurecidas e até feridas nas pernas.

Para livrar-se dessas pequenas vilãs, existem não só o tratamento cirúrgico, mas também os tratamentos menos invasivos feitos no próprio consultório. Mas não precisa se assustar! Para iniciar o tratamento adequado de acordo com a sua real situação, consulte um médico especializado, pois só ele é habilitado para analisar caso a caso, diagnosticar e tratar as varizes da melhor forma possível.

veia-normal-varizes-sao-paulo.jpg

Responsável por transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta ao coração, o sistema venoso precisa ter uma estrutura que permita que esse sangue passe de forma fluida, sem obstrução ou dificuldades para chegar ao seu destino. As veias das pernas possuem uma característica especial: as válvulas. Essas válvulas são estruturas que impedem que o sangue retorne em direção ao pé, devido à ação da força da gravidade. Assim, o sangue se movimenta somente em direção ao coração.

Veia Normal

veia-varicosa-sem-cirurgia.jpg

Veia Varicosa

É uma veia que está dilatada devido a alterações nas suas paredes e válvulas. Essas veias têm dificuldade de transportar o sangue de volta ao coração, já que suas válvulas com funcionamento alterado permitem que o sangue se movimente na direção contrária, retornando ao pé, devido à ação da força da gravidade. A presença das veias varicosas pode causar dores, cansaço, coceira e inchaço nas pernas.

Quando procurar ajuda médica?

1

Sintomas simples, como a presença de veias dilatadas e aparentes logo abaixo da pele, podem indicar que uma consulta médica é necessária. A presença dessas veias pode não causar um incômodo imediato, mas podem causar sintomas e complicações no futuro, que podem ser evitados caso o diagnóstico e o tratamento ocorram na fase inicial.

2

A dor nas pernas, especialmente aquela que aparece naquele momento de descanso no fim do dia corrido, pode ser um sinal de alerta para a presença das varizes. Ás vezes, as varizes podem não estar visíveis, sendo detectadas apenas através de exames como o ultrassom doppler.

3

Mudanças de cor na pele ao redor dos tornozelos e pernas, coceira e irritação na pele, acúmulo de líquido e inchaço na pernas não podem passar despercebidos e merecem uma consulta imediata! Esses sintomas podem configurar um agravamento significativo das varizes e nada melhor do que uma avaliação médica adequada para analisar a situação.

Nossa Equipe

A equipe do Instituto Circular é composta por médicas especialistas em Cirurgia Vascular pela Universidade de São Paulo - USP. Além da ótima formação, nossa equipe preza pelo cuidado e carinho nos atendimentos, unindo a excelência técnica ao calor humano. 

cirurgia-vascular-sao-paulo-instituto-ci

Dra. Juliana Puggina

CRM 134.963 RQE 48.682

Ver currículo completo

Dra. Aline Benabou

CRM 144.318 RQE 54.123

Ver currículo completo

Dra. Priscilla Matos

CRM 173.455 RQE 86.143

Ver currículo completo

Tratamento realizados no Instituto Circular

tratamentos

Após uma consulta minuciosa, onde serão avaliados seus sintomas, realizado um exame físico completo e exames complementares, como o ultrassom doppler, iremos elaborar um plano de tratamento. Esse plano de tratamento poderá incluir uma ou mais das seguintes técnicas:

Escleroterapia Convencional

A escleroterapia é uma técnica muito utilizada para tratar os vasinhos. Ela consiste na aplicação de glicose diretamente nos vasos. com uma agulha bem fina. Esse procedimento é feito com auxílio do resfriador de pele, que é um aparelho que emite ar gelado e torna o procedimento menos doloroso.

escleroterapia convencional_2.jpg

Escleroterapia com Espuma

escleroterapia com espuma.jpg

Esse método consiste na aplicação do polidocanol em forma de espuma diretamente nas varizes. Essa substância causa uma alteração na parede interna da veia e sua oclusão. Nas semanas seguintes ao procedimento, o próprio organismo irá absorver a veia tratada, transformando-a em uma cicatriz interna. A espuma pode ser utilizada desde os vasinhos próximos da pele até a insuficiência da veia safena. Nesse último caso, a aplicação deve ser guiada por uma imagem de ultrassom. 

Escleroterapia com Laser 

Consiste em uma técnica que utiliza um tipo de laser específico, que consegue atravessar a pele sem queimá-la, atingindo apenas o vaso a ser tratado por ter alta absorção pela hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue. O laser se torna ainda mais eficaz quando associado à escleroterapia com glicose ou com espuma, podendo tratar vasinhos e varizes de até 3 mm. O procedimento é realizado em consultório, sem a necessidade de cirurgia.

laser para varizes e vasinhos.jpg
microcirurgia de varizes.jpg

Microcirurgia de Varizes

Técnica de baixo risco, a microcirurgia de varizes consiste na realização de microincisões na pele para que as veias doentes sejam removidas. Este procedimento pode ser realizado com anestesia local e uma sedação leve. Por conta do tamanho mínimo dos cortes, não há necessidade de pontos e o paciente não precisa ser internado em hospital. Além disso, o tempo de recuperação e retorno às atividades diárias é de poucos dias.

Ablação de Veia Safena com Laser

Procedimento minimamente invasivo, a ablação da safena com laser utiliza um tipo de luz muito específica que, através de uma fibra óptica, é aplicada no interior da veia safena por uma punção de agulha, sem cortes.  Esse procedimento tem resultado equivalente à cirurgia convencional, porém com uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, e retorno às atividades diárias em poucos dias. Pode ser realizada com anestesia local e sedação leve, sem necessidade de internação hospitalar. 

cirurgia laser para varizes.jpg

Agende uma Consulta

Contato

Localização

Rua Oscar Freire, 2250 - conj. 101

Jardim América - São Paulo / SP​​

a 100 metros do metrô Sumaré (linha verde)

​​

Estacionamento com manobrista no local

11 4118 0164
11 99717 0557
009.png
bottom of page