INSTITUTO CIRCULAR

Para Pacientes

Para Médicos e Profissionais de Saúde

Institucional

As informações contidas nesse site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Contato

Tel: 11 3061 3892

Whatsapp: 11 99717 0557

contato@institutocircular.com.br

Rua Oscar Freire 2250 cj 101

Jardim América - São Paulo/SP

CEP: 05409-011

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta 09 às 21h

Sábado 09 às 13h

Responsável Técnico

Dra. Juliana Puggina

CRM -SP 134.963 - RQE 48.682

Siga o Instituto Circular nas Redes Sociais

  • Instagram Instituto Circular
  • Canal do Instituto Circular YouTube
  • Fanpage Facebook Instituto Circular
  • LinkedIn do Instituto Circular
  • Twitter do Instituto Circular

©2019 por Instituto Circular - Todos os Direitos Reservados

Tratamento 

das

Varizes

Suas varizes te incomodam?

Muitos acham que o principal problema das varizes, aquelas veias aparentes logo abaixo da pele, é o desconforto estético. Mas, apesar de este realmente ser um problema importante, especialmente para as mulheres, as varizes também podem levar a uma série de sintomas e complicações que atrapalham muito nossa qualidade de vida, como dores, cãimbras, inchaço, manchas escurecidas e até feridas nas pernas.

Para livrar-se dessas pequenas vilãs, existem não só o tratamento cirúrgico, mas também os tratamentos menos invasivos feitos no próprio consultório. Mas não precisa se assustar! Para iniciar o tratamento adequado de acordo com a sua real situação, consulte um médico especializado, pois só ele é habilitado para analisar caso a caso, diagnosticar e tratar as varizes da melhor forma possível.

Responsável por transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta ao coração, o sistema venoso precisa ter uma estrutura que permita que esse sangue passe de forma fluida, sem obstrução ou dificuldades para chegar ao seu destino. As veias das pernas possuem uma característica especial: as válvulas. Essas válvulas são estruturas que impedem que o sangue retorne em direção ao pé, devido à ação da força da gravidade. Assim, o sangue se movimenta somente em direção ao coração.

Veia Normal

Veia Varicosa

É uma veia que está dilatada devido a alterações nas suas paredes e válvulas. Essas veias têm dificuldade de transportar o sangue de volta ao coração, já que suas válvulas com funcionamento alterado permitem que o sangue se movimente na direção contrária, retornando ao pé, devido à ação da força da gravidade. A presença das veias varicosas pode causar dores, cansaço, coceira e inchaço nas pernas.

Quando procurar ajuda médica?

1

Sintomas simples, como a presença de veias dilatadas e aparentes logo abaixo da pele, podem indicar que uma consulta médica é necessária. A presença dessas veias pode não causar um incômodo imediato, mas podem causar sintomas e complicações no futuro, que podem ser evitados caso o diagnóstico e o tratamento ocorram na fase inicial.

2

A dor nas pernas, especialmente aquela que aparece naquele momento de descanso no fim do dia corrido, pode ser um sinal de alerta para a presença das varizes. Ás vezes, as varizes podem não estar visíveis, sendo detectadas apenas através de exames como o ultrassom doppler.

3

Mudanças de cor na pele ao redor dos tornozelos e pernas, coceira e irritação na pele, acúmulo de líquido e inchaço na pernas não podem passar despercebidos e merecem uma consulta imediata! Esses sintomas podem configurar um agravamento significativo das varizes e nada melhor do que uma avaliação médica adequada para analisar a situação.

Conheça a Especialista

A Dra. Juliana Puggina, CRM-SP 134963/RQE48682, é formada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ela realizou Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pela Universidade de São Paulo - USP.

Conceituada no cenário da Cirurgia Vascular nacional, a Dra. Juliana possui Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela AMB/SBACV e é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - SBACV-SP.Participa ainda ativamente de entidades internacionais como o American College of Phlebology e o American Venous Forum.

Tratamento realizados em Nossa Clínica

 

Após uma consulta minuciosa, onde serão avaliados seus sintomas, realizado um exame físico completo e exames complementares, como o ultrassom doppler, iremos elaborar um plano de tratamento. Esse plano de tratamento poderá incluir uma ou mais das seguintes técnicas:

Escleroterapia Convencional

A escleroterapia é uma técnica muito utilizada para tratar os vasinhos. Ela consiste na aplicação de glicose diretamente nos vasos. com uma agulha bem fina. Esse procedimento é feito com auxílio do resfriador de pele, que é um aparelho que emite ar gelado e torna o procedimento menos doloroso.

Escleroterapia com Espuma

Esse método consiste na aplicação do polidocanol em forma de espuma diretamente nas varizes. Essa substância causa uma alteração na parede interna da veia e sua oclusão. Nas semanas seguintes ao procedimento, o próprio organismo irá absorver a veia tratada, transformando-a em uma cicatriz interna. A espuma pode ser utilizada desde os vasinhos próximos da pele até a insuficiência da veia safena. Nesse último caso, a aplicação deve ser guiada por uma imagem de ultrassom. 

Escleroterapia com Laser 

 ClaCs

O ClaCs (Cryolaser + CryoSclerotherapy) consiste em uma técnica que utiliza um tipo de laser específico, que consegue atravessar a pele sem queimá-la, atingindo apenas o vaso a ser tratado por ter alta absorção pela hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue. O laser se torna ainda mais eficaz quando associado à escleroterapia com glicose, podendo tratar vasinhos e varizes de até 3 mm. O procedimento é realizado em consultório, sem a necessidade de cirurgia.

Microcirurgia de Varizes

Técnica de baixo risco, a microcirurgia de varizes consiste na realização de microincisões na pele para que as veias doentes sejam removidas. Este procedimento pode ser realizado com anestesia local e uma sedação leve. Por conta do tamanho mínimo dos cortes, não há necessidade de pontos e o paciente não precisa ser internado em hospital. Além disso, o tempo de recuperação e retorno às atividades diárias é de poucos dias.

Ablação de Veia Safena com Laser

Procedimento minimamente invasivo, a ablação da safena com laser utiliza um tipo de luz muito específica que, através de uma fibra óptica, é aplicada no interior da veia safena por uma punção de agulha, sem cortes.  Esse procedimento tem resultado equivalente à cirurgia convencional, porém com uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, e retorno às atividades diárias em poucos dias. Pode ser realizada com anestesia local e sedação leve, sem necessidade de internação hospitalar. 

Agende uma Consulta

 

Localização

Rua Oscar Freire, 2250 - conj. 101

Jardim América - São Paulo / SP​​

a 100 metros do metrô Sumaré (linha verde)

​​

Estacionamento com manobrista no local

11 3061 3892
11 99717 0557